quarta-feira, 25 de maio de 2011

Tudo que precisa saber sobre o Lixo

A fome, a miséria, a injustiça social, e a baixa qualidade de vida  de grande parte da população mundial sao fatores derivados do modelo econômico com graves repercussões nas questões ambientais e na saúde das populações.


Setores da população sofrem com a desnutrição, como o retorno de doeças que se consideravam erradicadas, com condições de moradia e saneamento deterioradas, colocando em pauta a discurssão sobre as responsabilidades do Estado e de cada um do setores que direta ou indiretamente tratam sobre as quetões da saúde.
O direito de todos a um meio ambiente e moradia saudáveis está longe de ser realidade para grande parte da população.
Nos elementos “naturais” pode-se reconhecer a presença de séculos de trabalho humano, de apredizagem e seleção sobre o que é útil à vida, comestível ou nociva, o que pode ser usado como remédio.
É importante discutir sobre as possibilidades de redução da produção de lixo, preferindo embalagens simples, reutilizáveis ou biodegradáveis.  Não basta dizer que não se deve jogar lixo nas ruas, não desperdiçar materiais, nem informar sobre as implicações ambientais dessas ações. São ações efetivas sobre o problema do lixo, sua coleta e destino, reciclagem e reaproveitamento, analisá-las, organizá-las e delas extrair conclusões, que podem subsidiar novas atitudes.
O que fazer com o enorme volume de lixo? Em geral, as cidades tem sistemas de coletas por caminhões, mas poucas pessoas sabem para onde os caminhões levam seu lixo.
No ambiente, o lixo pode causar vários danos à qualidade das águas, do solo, do ar, por diferentess tipos de poluição. A disposição inadequada do lixo pode contaminar os rios e lagos, o lixo pode alterar as características físicas, químicas e biológicas do solo. A queima do lixo libera fumaça nociva à saúde humana. O lixo tem um aspecto considerado desagradável, além do odor: ele modifica características estéticas da paisagem e introduz uma fauna indesejável (moscas, baratas e ratos).

CURIOSIDADES.


·         1kg de vidro usado transforma-se em 1kg de vidro novo.
·         Cada 50kg de papel reciclado poupa o corte de uma árvore.
·         Plástico reciclado economizará derivados de petróleo.
·         Papel pode ser reciclado várias vezes.
·         Uma tonelada de alumínio reciclado economiza a retirada de 5 tonelada de minério bauxita.
·         Plásticos reciclados servem para fazer brinquedos, mangueiras, sacos plásticos e sacolas.
·         Quando maior a renda per capita menor é o volume do lixo orgânico gerado.

VANTAGENS DA RECICLAGEM
·         Reduz o volume de lixo de difícil degradação.
·         Contribui para a economia dos recursos naturais, energia, água  e matérias- prima.
·         Prolonga a vida útil de aterros sanitários.
·         Diminui a poluição do solo, da água e do ar. Evita o desperdício e contribui para preservação do meio ambiente.
Procure separar o seu lixo e incentivar as pessoas de seu bairro ou da sua escola a fazerem o mesmo. 

(Informações contidas em aulas  passadas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário